domingo, 23 de outubro de 2011


Religiosamente como todo ano acontece, dia 02 de fevereiro, a rainha das águas, Iemanjá, é homenageada. As homenagens à Iemanjá são realizadas em todo o país, mas em especial na Bahia, a terra dos orixás, a festa ganha uma dimensão mais significativa. O sincretismo do povo baiano acrescenta às festas à rainha das águas toques de magia e alegria. Em Salvador o palco principal das homenagens é o bairro boêmio do Rio Vermelho. A tradicional festa de Iemanjá acontece desde 1924. Segundo dizem os historiadores este ano foi ruim para os pescadores e para melhorar a pesca, os pescadores resolveram fazer uma promessa à Iemanja e após isto os peixes começaram a aparecer em abundância e a festa nunca mais deixou de ser realizada.


Fiéis homenageam Iemanjá

A cada ano aumenta a participação dos devotos de Iemanjá que é um dos orixás mais queridos e venerados do Brasil. O evento já se tornou um dos principais acontecimentos na cidade e atrai uma multidão, entre moradores e turistas, que vem em busca de proteção e agradecer as graças recebidas. Os fiéis presenteam Iemanjá jogando flores brancas no mar e entregando presentes como espelhos, pentes, sabonetes e perfumes. Todos os ítens que a orixá, muito bonita e vaidosa, gosta de receber. Em meio aos presentes estão bilhetes com pedidos de saúde, dinheiro, paz e amor.


A concentração para a entrega dos presentes é ao lado da Igreja do Rio Vermelho, onde tem a “Casa de Iemanjá” . Os balaios para que os fiéis depositem suas ofertas e pedidos ficam distribuídos por vários pontos da praia. No final da tarde, pescadores e mães de santo organizam os balaios com as oferendas que são colocadas em barcos e oferecidas à Iemanja em alto mar. A entrega das oferendas acontece no fim da tarde, mas a festa inicia de madrugada e toma conta de todo bairro do RioVermelho. Barracas com comidas típicas e bebidas ficam espalhadas pelas ruas e claro, não poderia faltar muita música e capoeira. Tudo que o baiano tem e sabe usar como ninguém para animar uma festa. Os hotéis e restaurantes localizados no bairro também aproveitam o evento para promover festas particulares dentro do estabelecimentos.


Imagem na Casa da Iemanjá em Salvador

Iemanjá é chamada também de Oloxum, Inayê ou Janaína e representa a força feminina da geração da vida. A orixá aparece na imagem de uma mulher com cabelos negros, lisos e compridos, com um vestido azul e seus braços estão abertos com as mãos sob as águas. Iemanjá é considerada a mãe de todos Orixás e protetora da família.

Principais Pontos Turísticos de Salvador


Elevador Lacerda 

Inicialmente chamado de elevador Hidráulico da Conceição, começou a funcionar com energia elétrica no início do século e em 1930, passou por uma reforma ganhando uma nova torre e uma ponte. Tem 72 metros de altura e Liga a Cidade Alta à Cidade Baixa.


Farol da Barra
Também chamado de Farol da Barra, o Forte de Santo Antônio da Barra é onde funciona atualmente o Museu Hidrográfico de Salvador. É também um grande atrativo turístico e considerado a porta de entrada para a Baía de Todos os Santos. É um ponto de concentração de grandes comemorações da cidade....


Dique do Tororó 

O Dique é uma lagoa feita a pás e picaretas por escravos, comandados por invasores holandeses, no século XVII, que pretendiam cercar o palácio Rio Branco com um fosso que o tornasse inacessível aos portugueses. Em 1998 após reforma oferece a comunidade ampla áreas de diversão, esporte e lazer. Possui um anfiteatro ao ar livre, espaços comunitários, raias para prática de remo, decks para pesca e piers para pequenas embarcações. Um centro de atividades abriga dois restaurantes, praça de eventos com palco flutuante, cinco play-grounds e pista de cooper.


Carnaval

O Carnaval é a maior profusão de alegria dos baianos. Realizado com mais de 200 entidades que desfilam em três circuitos, no período entre a noite de quinta-feira e o final da manhã de quarta-feira de Cinzas, ele é finalizado pelo encontro de trios na Castro Alves e os arrastões da Timbalada na Barra. Salvador recebe em média 800 mil turistas e esta festa gerou em 1999 122 mil empregos, além de negócios na ordem de R$ 400 milhões. 


Pelourinho 

Maior conjunto colonial da América Latina, patrimônio cultural da humanidade. Restaurado pelo Governo do Estado o Pelourinho exibe cerca de 450 casarões coloniais. Hoje o pelourinho, no coração do Centro Histórico é um grande shopping a céu aberto, que oferece sucessivas atrações artísticos-musicais, além de variadas e atraentes opções de bares, restaurantes, boutiques, teatros, igrejas e outros monumentos de real valor histórico.

Lagoa do Abaeté

Famosa por citações em músicas de Caetano Veloso e Dorival Caymmi, a Lagoa do Abaeté com sua vegetação abundante e suas águas cristalinas, possui uma área de quatrocentos hectares urbanizados com várias opções turísticas como restaurantes, barracas com água de coco, acarajé e doces típicos. 

Mercado Modelo 

Construído em 1861, antigamente abrigava a alfândega. Em 1984, um incêndio destruiu boa parte do mercado, que teve que ser reconstruído. Da rampa do mercado partem embarcações Salinas das Margaritas.


Igreja do Bonfim
Esta é a mais popular igreja baiana. Construída na segunda metade do século dezoito fica na colina considerada sagrada pelos fiéis. A fachada possui estilo rococó e o interior neoclássico. Possui teto pintado por Franco Velasco, o mesmo que pintou o retrato de Dom Pedro I quando esteve na Bahia em 1826. Uma das maiores celebrações que acontecem aqui é a Festa do Senhor do Bonfim, no segundo domingo após o Dia de Reis. Outro símbolo de fé é a Lavagem da Igreja do Bonfim na segunda quinta-feira de janeiro. Puro exemplo de sincretismo religioso baiano. 


Farol de Itapuã 

Localizado na Praia de Itapuã e em plena atividade para orientação de navegações, serve, pela beleza que lhe é conferida, como fonte de inspiração para diversos compositores baianos.


Igreja de São Francisco
Datada de 1773, é uma dos mais majestosos teplos religiosos do Brasil, demonstração de que a fé ornamenta-se com ouro para demonstrar que se crê. Isto se observa nas pinturas do interior desta igreja com notáveis representações sobre a vida de São Francisco e exaltações a Nossa Senhora. 


Praia de Piatã 

Praia de ondas serenas, areia amarelada e belos coqueirais. É muito procurada por surfistas. Aqui pode-se encontrar quadras de esportes e barraquinhas.


Morro do Cristo
Localizado entre os bairros de Ondina e Barra, e com uma fantástica vista para o mar, o Morro do Cristo é um dos pontos turísticos mais admirados de Salvador.